Grupo Faces Jovem
  • Fundação:2013
  • Integrantes:Jeisy Sá, Hiago Gonçalves, Marcione Neves, Thalia Quintania, Isabela Cassimiro, Wellini Izidre, Dani Whitemore, Paulo Lucas
  • Principais espetáculos:Canção da Revoada, Romeu e Julieta para os avisados, Alice
  • E-mail:[email protected]
  • Midias SociaisFb @facesjovem; Ig @teatrofacesjovem
*
Um trabalho realizado por jovens para o público jovem, discutindo questões sociais emergentes.

O grupo Faces Jovem surgiu através de jovens que faziam teatro em projetos sociais em comunidades carentes espalhados pela cidade no ano de 2011. Eram jovens que quando chegaram aos seus 17 anos e tinham que começar a escolher suas profissões, decidiram seguir a carreira artística e montaram um grupo independente de teatro com o interesse de se aprofundarem no estudo sobre o teatro colaborativo.

A montagens partem sempre de processos compartilhados de criação. Já teve uma formação de 12 participantes fixos, mas hoje o grupo possui 10 integrantes com a faixa etária de 18 a 22 anos de idade que se fortalecem em um município cujo o movimento teatral modificou a realidade da cidade, transformando- a em um grande espaço de transito e fortalecimento das ações cênicas do Estado.

Faces Jovem - Integrantes
Hiago Gonçalves
Ator
Isabela Cassimiro
Atriz
Jeisy Sá
Atriz
Marcione Neves
Ator
Paulo Lucas
Ator
Wellini Izidre
Atriz
Dani Whittemore
Ator
Thairo Meneghetti
Ator
Thalia Quintania
Atriz
É uma encenação forte, dolorida, engraçada, catártica e libertadora.
Dib Carneiro Neto

O nome surgiu em homenagem a escola de teatro que iniciaram seus estudos: Escola de Teatro Faces. A estreia do grupo foi no ano de 2013 com peça teatral “A canção da revoada” em cartaz após dois anos de ensaio e preparo, foram feitas duas seções no Cine Teatro Vila Rica de Primavera do Leste – MT, todas com lotação. Em sequência vieram os trabalhos “Pá…nela” e o espetáculo “O grande Homem” no ano de 2014 que renderam duas turnês de apresentações por cidades do Mato Grosso como Cuiabá e Rondonópolis e por Brasília – DF. No ano de 2014 estreou o espetáculo “Romeu e Julieta para os avisados” no VIII Festival Velha Joana. Após a apresentação de grande repercussão o grupo foi convidado para compor a programação da Aldeia Rosa Bororo no Sesc Rondonópolis e a etapa regional do Palco Giratório no Sesc Arsenal em Cuiabá, além do prêmio Circula MT do Estado de Mato Grosso no ano de 2017.

O Grupo Faces Jovem trabalha assuntos ligados à juventude com temáticas e posicionamentos resultante de suas próprias percepções de mundo com o universo que se modifica de maneira rápida ao seu redor. Utiliza-se da história de formação da cidade e dos problemas sociais para manter um diálogo horizontal com adolescentes e jovens. Dessa forma que surge Alice, projeto proposto por alunos de um bairro da periferia de Primavera do Leste que dividiram suas histórias de bullying e dificuldade de identificação com a Escola, para falar da necessidade de também serem ouvidos e de como é difícil suas tentativas de se sentirem bem diante de uma invisibilidade social causado pela sua condição de renda e por estarem fora dos padrões estéticos e/ou de gênero, em 2018 o grupo circulo por 10 estados brasileiros com o Projeto Amazonia das Artes do SESC onde leva atividades artísticas para 10 estados da Amazônia legal.

Romeu e Julieta para os avisados

Elefante

Faces Jovem nas mídias sociais