Ser faces
O Teatro Faces foi fundando em 20 de março de 2005 com intuito de construir uma cena teatral, ainda inexistente, em Primavera do Leste – Mato Grosso, cidade de apenas 36 anos de emancipação política e 56.000 mil habitantes. O grupo ainda mantém sua primeira formação e sua pesquisa sobre a morte e seus desencadeamentos seja em trabalhos para infância e juventude, seja nos trabalhos para o público adulto.
Conheça nossa marca
A Escola de Teatro Faces é um método de ensino desenvolvido pelo Teatro Faces e utilizado pela Associação Cultural Teatro Faces nas aulas da Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste – MT.
Grupo de teatro fundado em 2010 formado por jovens que se destacaram no Projeto Escola de Teatro Faces. O grupo já carrega consigo grandes participações em festivais, estaduais e nacionais.
Produtora cinematográfica independente que traz para o cinema a pesquisa que o Teatro Faces já desenvolve sobre trágico para a infância e juventude.
Grupo de estudos voltado para a criação de texto para teatro e produção de espetáculos de Leitura Dramatizada.
01
Dramaturgia própriaO Teatro Faces trabalha com Dramaturgia própria e fomenta o surgimento de novos dramaturgos através de um núcleo de “pesquisa e experiência” com encontros rotineiros, além de fortalecer a difusão das mais diversas formas de construção dramatúrgica. Mantém uma Escola de Teatro que trabalho com estudantes/atores a partir dos 07 (sete) anos de idade, de maneira descentralizada, organizada em 10 (dez) pontos diferentes da cidade, chegando a atingir 1% da população num projeto de formação de plateia e, principalmente, garantindo a manutenção da cena teatral no município por muitas gerações. Através de um projeto de resistência, conseguiu o primeiro curso superior na área das Artes Cênicas de Mato Grosso.
02
Infância e JuventudeNos trabalhos para infância e juventude, o território e a história de formação são determinantes nos espetáculos, destacando-se: O menino e o céu que recebeu o prêmio Myriam Muniz e a Seleção Amazônia das Artes do SESC em 2012; O Beijo da Lua e da Vitória-Régia, Balé número 16 e A Fábrica de Brincadeiras. Trabalhos que discutem a morte, o imaginário indígena, a perda/decepção e o imaginário infantil nas regiões de garimpo respectivamente. Propondo um diálogo com crianças e adolescentes onde a infância é tratada de maneira complexa.
03
Principais trabalhosNos trabalhos para o público adulto, assuntos ligados a história de formação do Estado, a Cultura Popular e, principalmente, a pesquisa sobre a morte e seus desencadeamentos nas mais diversas comunidades que formam Mato Grosso permeiam as produções que tiveram como destaque: Arlequim – Servidor de dois Patrões, Cabaré e Red Appropriation que à princípio recebeu o nome de Boé.
O Teatro Faces possui um amplo repertório de espetáculos para diferentes idades e espaços de apresentação
PortfólioA arte prepara para o mundo!
Wanderson Lana é Ator, Poeta, Diretor e Dramaturgo; Graduado em História pela UFMT, Especialista em História da América Latina Contemporânea pela UFMT, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT com pesquisa em Tragédia para Infância e Juventude, Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea com tese sobre Território e Dramaturgia.
Diretor Artístico