Atriz e diretora primaverense é premiada em edital de Cinema Nacional

Entre mais de 1 mil inscritos o roteiro adaptado pela atriz, design e diretora Rafaela Salomão do Teatro Faces de Primavera do Leste foi premiado no Edital Nacional Carmen Santos do Ministério da Cultura com uma das 03 (três) notas 20,0 do país. Uma grande conquista para as ações de cinema de Mato Grosso.

Mais uma vez Primavera do Leste se destaca quando  assunto é  Cultura, com a  aprovação do curta  metragem “O menino do Quarto”, os preparativos estão a todo gás, pois será filmado do  dia 05 ao dia 09 de  março na cidade.

Ao todo foram selecionadas 45 obras audiovisuais em todo território nacional, com destaque para  15 obras dirigidas por  mulheres em posto de  liderança para produção  de curta  metragens de 10 a 15 minutos, com temática livre. “O  edital apoio de curta-metragem é  dividido entre  categoria  livre com a  seleção de  30 obras, e categoria Carmen Santos com a  seleção de 15 obras que  exigem a direção produção e execução feita  por  mulheres”, explicou a  diretora do filme Rafaela Salomão.

Quanto a pontuação do houveram 3 notas máximas em todo o processo e  Primavera do Leste está entre os  três colocados, com pontuação máxima de  20 pontos no processo seletivo.  O roteiro escolhido foi a adaptação do conto “O menino do quarto” do escritor Wanderson Lana. O filme trará além da temática Bullying a  relação dos adolescentes com a  morte, e discutirá o suicídio na adolescência”.

“Fiquei muito feliz com a seleção do projeto, Rafaela Salomão é uma artista excepcional que se dedica muito a tudo que faz, estudiosa, pesquisadora e incansável. Fico feliz também por ter escolhido um conto que marca muito a minha escrita que é a relação das pessoas com as perdas irreparáveis. Falar sobre jovens que sofrem bullying e não encontram ajuda ao ponto de ceifarem sua própria vida é importante para que casos assim deixem de acontecer”.

Wanderson Lana

PPara participar  do projeto a  equipe será composta por 18  integrantes  de  equipe  técnica ( pré-produção e produção) além de 27 integrantes entre  atores e figuração. Rafaela Salomão, escreveu  o roteiro adaptado do conto, e criou um projeto de execução que  contempla o  valor do incentivo  financeiro disponível.

“Por mais que a temática seja complicada, todo roteiro foi pensado para trabalhar um assunto forte como o bullying de  forma a  não ser  agressivo, trazendo a  mágica das artes visuais e levando os expectadores a reflexão de  um tema que  está  mais presente na realidade escolar  das crianças e adolescentes, bem mais do que imaginamos”, pontuou Salomão. “Acredito que o filme, discutindo vários assuntos como trauma, morte, medo, solidão, faz com que vejamos a adolescência de maneira um pouco mais complexa, porque é um período complexo e nos coloca diante da necessidade de estarmos atentos aos sinais que nossos filhos, sobrinhos, alunos, amigos nos lançam”, reflete a Diretora.

Edilene Rodriguez, Rafaela Salomão, Ana Paula Dorst

É valido ressaltar  que os integrantes do projeto fazem parte do  Grupo Teatro Faces que  há 12 anos, atua na  cidade de Primavera do Leste e sempre  abordaram  a relação do homem com sua comunidade, e a pesquisa sobre a morte e sua ritualização nas mais diversas sociedades é reticente em vários espetáculos durante a trajetória  do grupo.

Além de profissionais da cidade o grupo também firmou parceria com profissionais de renome nacional, como: os especialistas em efeitos  especiais com a equipe da série  CineLab do Canal Universal Channel. Além de  profissionais da  produtora Latitude Filmes, que  serão responsáveis pela filmagem do curta. Já  a trilha  sonora  e música do curta  metragem será executada pelo Maestro e Professor de Música da USP Amalfi.

O filme começa  a ser  gravado em Primavera do Leste de 05  a 09 de  março, com locações  em um condomínio da  cidade. A estreia está  programada  para o início de  julho.  “Diante  do apoio de  todos os  envolvidos acredito que teremos um trabalho exemplar e nosso objetivo é  projetar a cidade e valorizar  nossos artistas inscrevendo o curta em festivais nacionais e internacionais”, finalizou Rafaela Salomão.

Write a comment