Política e Fábula na Construção de um Texto Dramatúrgico

A Oficina Política e Fábula na Construção de um texto Dramatúrgico irá trabalhar a construção de um texto dramatúrgico de forma prática através dos princípios da escrita dramática influenciada pela fábula em um processo que busca trabalhar discussões, conflitos e problemas sociais através de referencias, ligações, sugestões, metáforas. Dessa forma, o autor irá buscar, na construção no texto, camadas de entendimento, onde atores, direção e público poderão ler a história de acordo com suas vivencias e conhecimento.

O texto é pensado como obra disparadora, para ser afetada pelos atores, onde seus entendimentos modificam os caminhos da histórias por debaterem assuntos que se modificam de acordo com o tempo e espaço. O autor é provocado a entender seu trabalho, não apenas como representação de um tempo, mas como representação de um tempo mutável.

A Oficina Política e Fábula na Construção Dramatúrgica foi responsável pela construção dos textos utilizados na Escola de Teatro Faces e nos textos dos Grupos: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.

OBJETIVOS:

  • Trabalhar a construção de um texto escrito utilizando-se da fábula para tratar assuntos complexos do universo adulto, do universo da infância ou do universo da Juventude;
  • Construir personagens principais, secundárias, terciárias;
  • Entender o antagonismo e a utilização do conflito;
  • Evidenciar Discussões primárias e secundárias no texto;
  • Discutir a potencia da fábula no imaginário popular através do tempo;
  • Desenvolver um texto por completo durante o período da oficina;

METODOLOGIA:

A Oficina Política e Fábula na Construção de um texto Dramatúrgico será ministrada em 20 horas/aulas durante 05 (cinco) dias corridos, com carga horaria de 04 horas/aula para público de até 25 participantes por dia sendo assim divididos:

Dia 01 – Entendo a fábula, utilização da fábula no texto teatral no decorrer do tempo (histórico); Os participantes também começaram a pensar o seu texto e escreverão a primeira sinopse;

Dia 02 – Os participantes trabalharão conceitos de conflito e personagem. Desenvolverão características de ação e comportamento (mutáveis durante o exercício da escrita) a ideia de desvio, construção de diálogos e rubricas. (As personagens escolhidas deverão ser humanas nessa fase da oficina).

Dia 03 – Transposição das personagens humanas para personagens do universo fabular. Os participantes revisitarão sua escrita para discutir os conflitos pensados anteriormente. Será discutido o antagonismo, seja ele a própria natureza ou  uma personagem. Desenvolverão personagens secundárias e sua relação com o conflito e com o antagonismo;

Dia 04 – Os participantes discutirão temas que a eles são urgentes, ou que, são urgentes em seus grupos, companhias e/ou coletivos. Os participantes serão provocados a colocar um assunto que lhe é urgente no texto de maneira que acompanhe a trajetória de sua personagem e que construa camadas de entendimento para com o leitor/expectador.

Dia 05 – Apresentação dos textos escritos, discussão sobre o percurso e sobre a rotina de escrita dos participantes. Se possível, leitura de todos eles, senão, de 05 (cinco) trabalhos que se dispuserem a compartilhar. Considerações finais sobre a escrita de um texto fabular.

CARGA HORÁRIA (sugerir carga horária ideal para a realização da proposta):

20 horas

PÚBLICOS:

Dramaturgos, Escritores, Atores, Atrizes, professores e interessados em dramaturgia textual a partir dos 16 anos.

RECURSOS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS (listar os equipamentos necessários):

Mesas e cadeiras para o número de participantes inscritos, ou local adequado para escrita. Com tomadas para quem usa laptop, tablete ou outro equipamento que precisa de carga. Canetas e folhas sulfites, Datashow e painel de projeção;

ESPAÇO FÍSICO (sugerir espaço físico ideal):

Sala que comporte o número de inscritos, refrigerada e em espaço com pouco barulho;

Write a comment